Começa a implantação de taludes no canal do afluente do Jacuba na Vila Real

Tempo chuvoso atrasou a colocação de asfalto no viário em construção, próximo à Rua 10

Começou, nesta quinta-feira (15/09), a implantação dos taludes às margens do recém-construído canal de concreto armado por onde agora corre o leito do afluente do Ribeirão Jacuba, localizado numa área degradada da Vila Real, nas imediações da Rua 10, próxima à Rua Atévio Alves Moreira. Os taludes são planos de terreno, inclinados, uma espécie de barranco que confere sustentação ao solo existente. Depois que estiverem finalizados, haverá colocação de grama nas margens laterais.

A construção do canal em concreto foi concluída no início deste mês. A canalização do córrego, do tipo aberta, se estende por um trecho de 441 metros de extensão. Nos trechos do emboque e desemboque (entrada e saída), o canal tem um “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas.

Além de trabalhar nos taludes, a empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia constrói, ao lado do canal, um viário, que terá também pista de caminhada e ciclovia. Neste novo viário, em implantação desde o dia 20 de julho, já foi feito o serviço de drenagem pluvial, o traçado da rua e a colocação da capa, etapa que antecede a pavimentação asfáltica. No início da semana, haveria a colocação do asfalto, porém o tempo chuvoso adiou a realização dos trabalhos, agora previstos para acontecer na segunda-feira (19/09).

O novo viário terá 187 metros de extensão, ligando a Rua Atévio Alves Moreira à Benedita Rosa da Silva. Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, contará ainda com pista de caminhada e ciclovia com 1.050 metros de extensão, ao longo do sistema e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Administração Municipal para o prolongamento da Av. Amélia Basso Breda. O espaço ganhará ainda iluminação em LED em todo o trecho.

De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções trarão muitos benefícios para a região, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno.