Direitos Humanos de Hortolândia faz balanço de ações em defesa da mulher no Agosto Lilás

Agosto foi marcado por uma série de atividades onde o tema "violência contra a mulher" ficou em evidência no município

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, apresentou nesta quarta-feira (31/08) um balanço de suas ações em defesa da mulher durante as atividades do “Agosto Lilás”. O mês é alusivo à prevenção, conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos, Marlene Baptista, o mês foi muito produtivo. Ela contou que as atividades reuniram centenas de mulheres e homens hortolandenses. “Com apoio do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e da nossa secretaria de Governo, o município promoveu diversas atividades e nas mais diferentes plataformas para que pudéssemos atingir o maior número de pessoas possível. Discutir o tema de violência contra a mulher é importante para que possamos alimentar uma nova postura de prevenção e conscientização, enfrentando de frente o problema e acionando mecanismos fundamentais de proteção”, destacou Marlene.

Entre as ações realizadas, o Departamento de Direitos Humanos destacou a produção e divulgação nas mídias sociais de vídeos com depoimentos de mulheres que superaram o ciclo de violência, a iluminação ornamental em lilás na Ponte da Esperança, a confecção e distribuição de 6 mil cartões informativos com o tema “É violência e você não sabia”, distribuição de 400 cartazes pelo município apresentando os mais diversos canais de denúncia, blitz de conscientização na rua Luiz Camilo de Camargo, a principal via do comércio hortolandense, realização de diversas rodas de conversa sobre a não violência contra a mulher. “Durante as Rodas de Conversa, estiveram presentes as profissionais do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), as conselheiras do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), representantes do Departamento de Direitos Humanos, advogadas, assistentes sociais, psicólogas, autoridades municipais e mulheres e homens das comunidades onde os encontros foram realizados. Sem dúvida, um mês super positivo onde conseguimos reverberar essa linda campanha do Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher”, avaliou Marlene.

Para a coordenadora do CRAM, a assistente social Josefa Teixeira, participar das atividades do Agosto Lilás é motivo de grande satisfação. Ela acredita que com as informações repassadas para a comunidade ao longo do mês foi mais um passo em busca da conscientização e mostrar que as mulheres não estão sozinhas nesta luta. “No mês de combate à violência contra a mulher, convidamos homens e mulheres  a refletirem sobre esse assunto. Viver com dignidade e sem violência é direito de toda mulher, garantido pela Lei Maria da Penha. Vamos valorizar a cultura do respeito e ficar atentos aos sinais de violência doméstica . Se você identificar algum caso, não deixe de escutar e acolher a vítima e denunciar o agressor. Vamos manter o espírito do Agosto Lilás o ano inteiro”, destacou Josefa.

No primeiro semestre de 2022, o CRAM de Hortolândia registrou um aumento no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. No balanço apresentado, neste ano foram registrados 324 atendimentos no primeiro semestre, um aumento de 13,28% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram anotadas 286 denúncias. O aumento da demanda, de acordo com avaliação da coordenação do CRAM, pode ser atribuído a alguns fatores, como por exemplo, a criação de novos canais de denúncias e o fortalecimento do trabalho de apoio às vítimas, incentivando que as mulheres busquem ajuda.