Inscrições abertas para curso de políticas culturais

Atividade começa nesta segunda-feira (04/07), na Escola de Artes Augusto Boal

Quem atua com cultura precisa conhecer a legislação que rege sua atividade profissional. É com esse objetivo que a Prefeitura de Hortolândia oferece um curso básico sobre políticas culturais. As inscrições podem ser feitas por meio deste LINK. De acordo com a Secretaria de Cultura, são 15 vagas disponíveis. O curso é para integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), artistas e fazedores culturais do município. O curso começa nesta segunda-feira (04/07) e vai até o dia 25 deste mês, no horário das 19h às 22h15, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A Prefeitura reforça a orientação que é o obrigatório o uso de máscara no local durante a realização do curso.

O curso terá quatro módulos temáticos. Nesta segunda-feira, o primeiro módulo será sobre “Direitos Culturais”. Serão abordados os tópicos direitos culturais nos diplomas internacionais, direitos culturais na Constituição Federal, e direitos culturais na legislação infraconstitucional.

Já no dia 11/07, o curso terá como tema “Sistemas de Cultura”. Serão abordados os conselhos e sistemas nacional, estadual e municipal de Cultura, leis de incentivo e fomento, mecenato, e financiamento da Cultura.

O tema políticas culturais será abordado no terceiro módulo, que será ministrado no dia 18/07. Os participantes aprenderão sobre políticas culturais públicas e privadas, vetores para políticas culturais, e tipologia de políticas culturais.

O quarto e último módulo será no dia 25/07 sobre política cultural comparada e um estudo de caso. O curso será ministrado por Felipe Garofalo Cavalcanti. O profissional é formado em Direito, com especialização em gestão pública. Atualmente, é curador no Museu da Cidade de São Paulo.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, ressalta que, em virtude da Cultura ser uma área dinâmica, é importante que seus profissionais sempre atualizem conhecimentos. “A Cultura é dinâmica. Por isso, estamos trabalhando para aprimorar o debate sobre essa área no município, em particular, e no país, de forma geral. Hortolândia é referência na implantação do Sistema Municipal de Cultura. Estamos o tempo todo buscando atualizar os fazedores para ampliar o diálogo com eles e tornar a relação cada vez mais efetiva”, destaca Bueno.