Ponte Estaiada ganha iluminação especial, em alusão ao “Junho Violeta”

Ação, iniciada nesta quinta-feira (02/06), chama atenção para o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no dia 15 deste mês

A Ponte da Esperança, em Hortolândia, trocou o amarelo, da conscientização por mais segurança viária, pelo violeta. A mudança na iluminação aconteceu na noite desta quinta-feira (02/06) e permanecerá ao longo do mês.

Como nas campanhas anteriores, a ideia da Prefeitura é utilizar um dos principais cartões postais de Hortolândia para sensibilizar e conscientizar a população com relação a um tema relevante. Desta vez, o que está em pauta é a questão da violência contra a pessoa idosa. Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa acontece em 15 de junho.

Melhor Idade de Hortolândia realiza ato de conscientização

Os Centros de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro e do Jardim Amanda farão, no dia 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência Contra Pessoa Idosa, uma ação junto com a comunidade com  a distribuição de panfletos alusivos à proteção e criminalização de atos de violência contra pessoas com 60 anos ou mais. A ação conta com apoio da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres.

“A data é um momento onde o mundo se manifesta contra os abusos e sofrimentos recebidos pelas gerações mais velhas. A conscientização é importante e denunciar esse tipo de crime é fundamental”, destacou a psicóloga e coordenadora do Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga.

A violência contra o idoso pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa. “É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção especial da comunidade”, avaliou Fernanda.

O abuso de idosos ocorre, geralmente, sem que haja reconhecimento ou resposta, pois, até recentemente, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado. “Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pela sociedade. No entanto, há evidências que indicam que o abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social”, disse a coordenadora.

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos registrou 39.333 denúncias de violência contra idosos no Brasil apenas no primeiro semestre deste ano. O número corresponde a 215 casos por dia e representa mais de 26% do total de relatos recebidos pelo Disque 100, Ligue 180 e aplicativos de Direitos Humanos administrado pelo Governo Federal.