Aprenda a fazer as delícias ensinadas na oficina de receitas juninas

Cozinha escola da Prefeitura de Hortolândia ensina a fazer Caldo de Abóbora e Amendoim Doce

Que tal aprender a fazer duas delícias típicas do outono/inverno, ensinadas na Oficina de Receitas Juninas, promovida pela Prefeitura de Hortolândia? Cerca de 20 pessoas, previamente inscritas, participaram da formação na Cozinha Escola Comunitária, no Jardim Novo Ângulo, nesta quarta-feira (25/05), pela manhã e à tarde, quando aprenderam a fazer duas preparações da estação: “Amendoim doce” e “Caldo de abóbora” (veja abaixo).

Voltadas a moradores da cidade, maiores de 16 anos, as oficinas da Cozinha Escola buscam ensinar gratuitamente novas preparações, a fim de contribuir tanto com uma alimentação mais saudável e nutritiva, com ingredientes acessíveis, quanto com o aumento de renda da família, quando as iguarias são feitas para vender. É o caso do “Caldo de abóbora”, receita de R$ 19,00, que rende cinco porções, feita com abóbora seca (cabotiá), óleo, cebola, alho, sal, calabresa, tomate, orégano, cheiro verde e água. Já o “Amendoim doce” é feito com amendoim cru, açúcar, água, chocolate, fermento e canela em pó. Os ingredientes custam R$ 24,00 e a receita rende seis porções.

Uma das inscritas na formação é a moradora do Parque dos Pinheiros Rosângela Xavier, que participou da aula, no período da tarde, junto com a filha de 21 anos, Bruna Letícia. Antes da pandemia do Coronavírus, Rosângela já havia feito a Oficina de Páscoa da Prefeitura. Ao ver o aviso desta oficina pelo Facebook oficial da Administração, não hesitou em se inscrever para aprender novas receitas e aumentar a renda da família durante as festas juninas.

“As professoras são maravilhosas, prestativas e educadas. Explicam as propriedades dos alimentos que a gente nem sabia. Achava que banha de porco era saudável, mas vi que não é bem assim. Também deram dicas sobre o caldo, de bater tudo junto, até a calabresa e as verduras ainda verdes, sem cozinhar para manter as propriedades. Como minha filha é vegetariana, disse que é possível substituir a linguiça por brócolis, couve ou outra verdura. Pretendo fazer estas receitas para vender. Até já comprei o amendoim para testar a receita”, afirma a munícipe.

As aulas são ministradas pela tecnóloga em gastronomia Virgínia Fernandes, com a participação das nutricionistas Bruna Valdevino Barbosa e Ester Mendes de Oliveira. A Cozinha Escola Comunitária do Banco de Alimentos integra o Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630 e (19) 38454920.

Veja como fazer as receitas da oficina:

Amendoim doce

Ingredientes:

500g de amendoim cru

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

2 colheres (sobremesa) de chocolate

1 colher (café) de canela em pó

Modo de preparo:

1. Leve os ingredientes ao fogo em uma panela grande.

2. Mexa com colher de pau até desgrudar.

3. Depois esparrame os grãos em uma assadeira e leve ao forno para torrar

4. Experimente até ficar a seu gosto

Caldo de abóbora

Ingredientes:

1 kg de abóbora seca

3 colheres (sopa) de óleo

1 cebola grande picada

300 g de calabresa

1 colher (chá) de sal

4 dentes de alho

3 tomates sem semente

1 colher (sopa) orégano

½ xícara (chá) de cheiro verde

2 litros de água

Pode também colocar rúcula, couve picada, espinafre ou outra verdura de sua preferência.

Modo de Preparo:

1. Corte a abóbora em cubos e reserve.

2. Numa panela grande refogue com óleo, a cebola picada, a calabresa, o alho amassado, o tomate picado e o orégano.

3. Junte na panela, a abóbora, o sal, a água e deixe ferver por 20 minutos.

4. Após cozido bata no liquidificador.

5. Finalize com cheiro verde picado.