Prefeitura de Hortolândia alerta população que Sarampo pode causar óbito em crianças

Crianças de seis meses a 5 anos devem ser imunizadas na campanha de vacinação contra a doença nas UBSs

O Sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil. No entanto, nos últimos anos, o país voltou a registrar casos da enfermidade, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), órgão vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas). A maneira mais eficiente para se prevenir contra o Sarampo é por meio da vacina. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia reforça para a população a importância de levar crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias para serem imunizadas na campanha de vacinação contra a doença. A campanha acontece nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), inclusive naquelas onde é feita a imunização contra a COVID-19. A vacinação é feita das 8h às 16h. Além das crianças, a campanha também é para profissionais das redes pública e particular de Saúde. A meta é imunizar 95% dos dois públicos-alvos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Sarampo é uma doença grave cujas complicações podem deixar sequelas para o resto da vida e até mesmo levar a óbito, principalmente crianças de seis meses a cinco anos de idade. Uma das complicações causadas pela doença é Otite (infecções e/ou inflamações do ouvido), que pode resultar em perda auditiva permanente. Crianças com Sarampo podem ainda ter Pneumonia e Encefalite aguda, que podem causar a morte. A única maneira para evitar essas situações graves é por meio da vacina.

Em adultos não vacinados, a principal complicação causada pelo Sarampo é Pneumonia. Já em mulheres gestantes de até 49 anos que não estejam vacinadas, o Sarampo pode provocar parto prematuro e, com isso o bebê pode nascer com peso baixo. A Secretaria de Saúde orienta para que as mulheres se imunizem contra a doença antes da gravidez, pois a vacina é contraindicada durante a gestação.

A Secretaria de Saúde salienta que os principais sintomas do Sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar intenso. No período de três a cinco dias, podem também aparecer outros sinais e sintomas, como as características manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas. Em seguida, as manchas se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Em caso da criança apresentar algum desses sintomas, a Secretaria de Saúde orienta as famílias e/ou responsáveis para que levem a criança à unidade de saúde mais próxima de onde mora. A Secretaria de Saúde ressalta que não existe tratamento para o Sarampo, e por isso não se deve usar nenhum tipo de medicamento sem orientação médica. A Secretaria de Saúde reforça que a maneira mais eficiente para proteger as crianças contra a doença é por meio da vacina.

A Secretaria de Saúde ainda orienta a população para levar a carteira de vacinação da criança até a UBSs para conferência do documento, em caso da criança estar com alguma outra vacina faltante.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, ressalta que as crianças receberão uma dose adicional da vacina na campanha. “Por isso, orientamos para que as famílias verifiquem a carteirinha de vacinação de suas crianças. Caso elas tenham recebido a última dose da vacina contra o Sarampo há 30 dias ou mais, elas poderão ser vacinadas na campanha”, salienta a coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes.

Já os trabalhadores da saúde que não tiverem comprovação da vacinação contra o Sarampo deverão receber 2 doses durante a campanha, com intervalo de 30 dias entre a 1ª e 2ª dose. A campanha de vacinação contra o Sarampo será realizada até o dia 3 de junho.