Crianças até 11 anos que perderam prazo da segunda dose de Coronavac podem tomar vacina nas escolas, durante mutirão

Escolas municipais participantes da ação “Turminha Sabida” servirão como referência para faltosos das próprias escolas e também das unidades de saúde de Hortolândia

Crianças entre seis e 11 anos de idade, que faltaram no dia agendado para tomar a dose dois da Coronavac, em UBS (Unidade Básica de Saúde) ou em escolas municipais, poderão completar a imunização nas escolas participantes da ação “Turminha Sabida”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. Não é necessário agendar previamente, nem trazer pai ou mãe no dia da vacina, somente um responsável pela criança. A informação é da Secretaria de Saúde que, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realiza a campanha de vacinação itinerante em 23 unidades escolares.

O objetivo da medida é facilitar ainda mais o acesso à vacina pediátrica, contribuindo para que os pequenos que já receberam a primeira dose, em janeiro deste ano, completem o esquema vacinal contra o Coronavírus. A preocupação se dá porque, até esta quinta-feira (10/03), já eram contabilizados mais de mil faltosos para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19, somadas as faltas nas escolas e nas unidades de saúde.

“Estas crianças que só receberam a primeira dose da Coronavac ficam mais vulneráveis. Os níveis de proteção não serão mantidos, pois falta a dose de reforço. Correm o risco de afastamento da escola, se tiver algum caso de contaminação pelo vírus em sala de aula. Esta criança faltosa poderá se vacinar onde a vacina for disponibilizada naquele dia, inclusive nos dois sábados de mutirão nas escolas”, esclarece a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

Mutirões nas escolas

Os mutirões nas escolas vão até o dia 19 de março, percorrendo, alternadamente, 23 escolas da rede municipal (veja cronograma abaixo). Neste sábado (12/03), das 8h às 15h30, a imunização será na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, localizada na Av. Adail Alves Silva, 525, no Jardim Novo Ângulo, e na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jd. Interlagos Richard Chibim Naumann, que fica na Rua Joaquim Marcelino Leite, 265. Na primeira escola polo, serão beneficiados também estudantes da Emef João Calixto da Silva e, na segunda, os de três outras unidades, as Emefs Viva Mais, Helena Futava Takahashi e Villágio Ghiraldelli.

“A rede Municipal de Educação de Hortolândia vem empenhando os esforços necessários para o sucesso da campanha de vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra o Coronavírus, numa ação conjunta com a Secretaria de Saúde. Realizamos a aplicação da primeira dose e atingimos resultados muito positivos, e assim, proporcionando mais agilidade na campanha de vacinação, em um ambiente conhecido e acolhedor para as crianças. Agora, a nossa expectativa é de que os pais ou responsáveis retornem com as crianças para a aplicação da segunda dose”, afirma o secretário-adjunto de Educação, Ciência Tecnologia, Renato Muccillo.

Segundo a Secretaria de Saúde, até agora, 75,16% das crianças entre cinco e 11 anos haviam tomado a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Nesta segunda etapa do mutirão nas escolas municipais, a meta é aplicar a segunda dose da Coronavac em 6.455 alunos entre seis e 11 anos de idade, já atendidos na primeira etapa. Crianças neste segmento que ainda não receberam a primeira dose devem procurar as UBSs da cidade. Para saber qual a unidade que atende a cada dia, clique neste link: http://coronavirus.hortolandia.sp.gov.br/index.php/vacinacao-contra-o-coronavirus/.

Vacinação itinerante

No dia da vacinação da segunda dose, a criança poderá estar acompanhada por adulto que não seja pai, mãe ou responsável, uma vez que o responsável já havia autorizado a vacina na primeira dose. A criança precisa apresentar à equipe CPF, a carteirinha de vacinação da primeira dose e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). É fundamental que seja respeitada a data de aplicação da dose dois da Coronavac, anotada na carteirinha da criança, 28 dias após a primeira dose.

O calendário completo da vacinação nas escolas está publicado abaixo. Cada escola da rede enviará mensagem aos pais e responsáveis, informando horário e local de vacinação.

Confira as unidades da rede municipal onde haverá “vacinação nas escolas”:

sábado, 12/03 -

Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior