Regiões do Jd. São Sebastião e Jd. Nova Alvorada recebem ação de educação ambiental

A ação da Prefeitura de Hortolândia é para informar moradores sobre os dois novos PEVs inaugurados nos bairros

Você quer que Hortolândia seja uma cidade limpa? Então, tenha a atitude de um cidadão responsável. Faça o descarte de resíduos em um dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) mais próximos de sua casa. Para conscientizar a população sobre a importância de usar os PEVs, a Prefeitura realiza, nesta semana, ação casa a casa de educação ambiental nas regiões do Jardim São Sebastião e Jardim Alvorada. A Prefeitura inaugurou dois PEVs nesses bairros, em novembro do ano passado.

Na ação, os agentes do Núcleo de Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, visitam as residências, conversam com os moradores e os orientam sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos no PEV do bairro, além de distribuírem material informativo. O trabalho de conscientização integra a política ambiental desenvolvida pela Prefeitura. Por meio da ação, a Administração Municipal estimula a participação dos moradores para tornar a cidade cada vez mais sustentável.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, destaca que um dos objetivos é divulgar a implantação dos dois novos PEVs inaugurados recentemente pela Prefeitura. “Com essa ação buscamos também incentivar a população a fazer o descarte correto de resíduos para colaborar com a limpeza da cidade. Com essa atitude, os moradores evitam a proliferação de insetos nocivos à saúde pública, ajudam na preservação do meio ambiente e na geração de emprego e renda para as pessoas que atuam na cooperativa de reciclagem, parceira da Prefeitura. Hortolândia tem se destacado na região por possuir estruturas adequadas para a população descartar os resíduos. Isso  demonstra o empenho da Prefeitura em oferecer aos moradores uma cidade inteligente, sustentável e com melhor qualidade de vida”, salienta Eliane.

Com a inauguração dos dois novos PEVs no Jardim São Sebastião e Jardim Alvorada, Hortolândia tem agora 13 PEVs. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

PARCERIA

Para estimular o descarte correto de sofás e colchões e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem da espuma de poliuretano, utilizada nesses produtos e em sistemas de refrigeração, a Prefeitura firmou parceria com a empresa química Dow, instalada no município, e o Instituto Akatu, para realizar o projeto-piloto “Reuse”. Após uma ação prévia em maio do ano passado, o projeto foi iniciado em julho. De acordo com dados do Instituto Akatu, o projeto já recolheu mais de 3.550 peças, dentre, colchões, sofás e estofados.

O projeto ainda instalou coberturas metálicas em cinco PEVs, em dezembro do ano passado. As coberturas foram colocadas na área para descarte de colchões e estofados. Os PEVs que receberam as estruturas são os do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Amanda, Jardim Interlagos, Jardim Adelaide e Jardim Santa Emília. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a cobertura é para proteger os materiais que compõem a estrutura de colchões e estofados da ação do tempo, como o sol e a chuva, e assim facilitar a destinação correta desses produtos.

Outro aspecto do projeto é mobilizar a população sobre a importância da economia circular, conceito que propõe desenvolvimento econômico sustentável por meio do melhor uso dos recursos naturais, novos modelos de negócio, consumo consciente e reaproveitamento/reciclagem de materiais. Pelo projeto, ainda está prevista a realização de ações de conscientização e atividades educativas sobre o tema com a população, alunos e professores da rede municipal de ensino. O trabalho será executado pelo Instituto Akatu.

MULTA

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.