Prefeitura alerta: Descarte irregular de lixo e entulho prejudica o meio ambiente e traz dengue

Áreas verdes e espaços públicos localizados em diversas regiões da cidade recebem o descarte irregular de lixo e entulho. A ação, além de ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população, atrapalha o desenvolvimento dos trabalhos de limpeza e zeladoria, realizados pela Prefeitura de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os trabalhadores realizam, até duas vezes na semana, a limpeza de uma mesma área. É comum o serviço em um espaço ser concluído e, poucos dias depois, a mesma área sofrer um novo descarte deste tipo de material. A Prefeitura disponibiliza locais para o descarte gratuito de entulhos e recicláveis (veja abaixo).

Uma área verde, localizada na rua Tiradentes, no Jardim Amanda, alvo frequente do descarte irregular de lixo e entulho recebe limpezas periódicas. Nesta área, o trabalho para remover os materiais começou na semana passada e foi concluído no início desta semana. Um caminhão, com capacidade para transportar uma tonelada foi utilizado, em duas viagens, para a remoção dos materiais.

"O descarte irregular de lixo e entulho leva prejuízo à saúde das pessoas, principalmente para quem mora perto de áreas afetadas. Por baixo destes materiais, ali no terreno, podem ser encontrados animais peçonhentos que transmitem doenças, além da dengue. É muito perigoso descartar lixo e entulho de forma irregular. Outros serviços realizados pelas equipes da Administração são prejudicados, já que é necessário o deslocamento de trabalhadores de outras áreas para a limpeza do espaço", explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

COLABORAÇÃO

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, Mutirão de Limpeza e Zeladoria, que atende pelo número 99976.1840. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone da Fiscalização Ambiental: 3845-1149.

Para realizar o descarte correto destes materiais, a Prefeitura disponibiliza oito PEV's (Pontos de Entrega Voluntária), distribuídos nas cinco regiões da cidade. (Confira endereços abaixo).

O que são PEVs ?

Os PEVs são espaços públicos, onde os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

Confira o endereço dos PEVs:

EM FUNCIONAMENTO:

•PEV 1 – Auxiliadora, Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV 2 – Adelaide, Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV 3 - Parque Gabriel, Avenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV 4 – Interlagos, Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

•PEV 5 - Vila Real, Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

•PEV 6 - Jardim Amanda, Rua Augusto dos Anjos, s/n

•PEV 7 – Orestes Ôngaro, Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

•PEV 8 – Jd. Santiago, Rua João Joaquim Calixto, 230

EM CONSTRUÇÃO:

•PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima, Rua Manoel Antônio da Silva, nº 610 (em construção)