7º Evoé terá espetáculos de aprendizes das formações culturais

Evento gratuito será nesta sexta-feira (09/08), às 18h, na Escola de Artes, no Jd. Amanda

Quem gosta de artes já pode anotar na agenda. Nesta sexta-feira (09/08) acontece o 7º Evoé, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do município, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. O sarau será, às 18h, na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.

O Evoé foi criado, em 2015, pelos aprendizes dos cursos profissionalizantes de Arte Dramática (Teatro) e Dança, ministrados pela Prefeitura na própria Escola de Artes, para marcar o fim do semestre. No evento, os próprios aprendizes mostram trabalhos e fazem apresentações. A ideia para o nome do evento também foi dos aprendizes. A palavra “evoé” é um grito de evocação ao deus da mitologia romana Baco (ou Dionísio, na mitologia grega), relacionado às festas e ao vinho.

O evento faz parte da disciplina Legislação e Produção Cultural, que consta da grade curricular das duas formações. A arte-educadora da disciplina e uma das integrantes da equipe de produção do evento, Cristiane Taguchi, explica que as formações culturais têm duração de dois anos. Ao concluírem o curso, os aprendizes estão aptos a tirar o DRT (Delegacia Regional de Trabalho), documento requerido para o exercício de profissões regulamentadas por lei. O Evoé também é aberto para participação de artistas da cidade e da região.

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, destaca que o evento é uma grande mostra de talentos artísticos que a Prefeitura ajuda a desenvolver. “Por meio do Evoé, os aprendizes que se formam mostram que, graças aos cursos da Prefeitura, eles estão capacitados para atuar no mundo profissional da arte. Além disso, o evento é um momento de integração, uma vez que abre espaço para artistas da nossa cidade e da região mostrarem seus espetáculos”, salienta Alessandra.

Desta vez, com o título “Edição Especial Formandos 2019”, o evento marcará a formatura de sete aprendizes, sendo três da formação de Dança e quatro da formação de Arte Dramática. Durante o evento, eles receberão os certificados de formatura.

A programação terá apresentações e performances de curta duração que acontecerão, uma na sequência da outra, em três espaços diferentes da Escola de Artes: Sala Experimental, auditório e hall de entrada. De acordo com a produção, participarão do Evoé cerca de 50 aprendizes. Nesta edição também participarão artistas de Campinas, Monte Mor e Piracicaba. A programação completa está disponível no site da Prefeitura, www.hortolandia.sp.gov.br, e pode ser acessada por meio deste link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/images/anexos/programacaositeevoe.pdf.